segunda-feira, 6 de abril de 2020

Fundamentos de Cristo: O arrependimento de obras mortas.

Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.
E isto faremos, se Deus o permitir.
Hebreus 6:1-3

Arrependimento de obras mortas

Para entender a respeito do que é arrependimento e obras mortas, primeiro precisamos a nos atentar para a queda do homem.
O homem no jardim tinha seu propósito pleno da sua criação, dominar sobre a terra (Gn 1.26 e 28) e ter comunhão plena com Deus no jardim que o próprio Deus plantou (Gn 2.8)
É necessário entender que com a queda do homem e seu desvio ao pecado (Gn 3) ele passa a ser uma criação depravada e caída, ainda que em sua essência seja boa, essa essência encontra-se morta por causa do pecado. Mas qual foi esse pecado?
O pecado do homem foi rejeitar as palavras de Deus para não comer um fruto de uma árvore, mas qual é esse fruto e o que ele significa?
O fruto propriamente dito pode ser apenas um simples fruto, mas o simbolismo desse fruto representava a fé e soberania de Deus sobre o homem, o que isso quer dizer? Que o homem revelava sua dependência a Deus não comendo aquele fruto, entendendo que só era necessário viver diante de Deus. A partir do momento que o homem e a mulher comem desse fruto é como se eles dissessem a Deus: “nós te trocamos por esse fruto, nós não precisamos de você e somos como você através do nosso mérito”.

O que são obras mortas?

Para entendermos sobre isso precisamos avançar um pouco sobre os relatos bíblicos até o livro de Êxodo. Nesse livro vemos Deus chamando novamente um povo sobre a terra para comunhão e propósito inicial, isto é, os judeus. Quando Deus firma uma aliança com esse povo Ele dá a eles o livro da Lei por intermédio de Moises e esse livro da Lei deveria instruir o povo como buscar e se portar como povo escolhido de Deus.
Acontece que o povo ao longo da história rejeitou esses ensinamentos da Lei a rejeitando por diversas vezes, o que trouxe para o povo pestes, invasões inimigas, mortes e todo o tipo de mazela. 
Mas chega um momento onde o povo volta-se para o livro da Lei quando esse se encontrava preso sob o domínio Medo-Persa como podemos ver nos livros de Ester, Neemias e Esdras. Nesse ponto todo o povo de Israel volta-se para o livro da Lei novamente.
Acontece que ao passar do tempo desses livros até Jesus muita coisa aconteceu, o livro que deveria instruir o povo como se aproximar de Deus começou a ser usado de uma forma errada pelos mestres da Lei, que começaram a trazer mais valor a tradição judaica do que para a vontade de Deus. Por exemplo: enquanto Deus dizia na Lei “honre seu pai e sua mãe” a tradição judaica dizia “se você ofertar algo para Deus você não precisa honrar seus pais com seus bens”.
Com isso o povo começou a dar mais valor a tradições morais do que a própria palavra de Deus, acreditando que essas tradições morais podiam os aperfeiçoar se fossem seguidas. E essas tradições afastavam ao invés de reconciliar, que matava ao invés de dar vida. A Lei que deveria conscientizar o povo do pecado começou a ser para eles morte, pois o povo começou a achar que para se achegar a Deus dependia de seus esforços e méritos.
Para isso vem Cristo, para cumprir em seu Corpo a Lei, não para anulá-la, mas para cumpri-la de uma vez por todas. Ainda que o ser humano tentasse ser perfeito perante a Lei, em algo ele falhava e se uma pessoa erra na menor da Lei ele transgrediu a Lei. Para exemplificar isso: você pode hoje perante a constituição não matar alguém, mas se você rouba uma caneta de alguém você transgrediu a lei e por ela será condenado mediante seu crime, e assim sendo se você quebra uma lei você está assumindo que não cumpre toda a lei . Assim também na Lei judaica e com isso o povo sempre condenava alguns por erros que apenas eram diferentes dos seus (observe o relato que Jesus impede que uma adultera seja apedrejada em João 8).
Entendemos aqui que por mais que a gente tente ser perfeito seguindo uma porção de leis morais, ainda assim somos falhos, pois está na natureza do homem ser degenerado e perverso desde a sua queda. E por mais que a gente busque a perfeição devemos entender que somente Deus pode nos aperfeiçoar.
Quando Cristo vem Ele mostra que para ser reconciliado com Deus não dependeu do homem, mas o próprio Deus envia seu Filho Unigênito ao mundo para que todo que Nele crê não pereça (Jo 3.16).
“Logo se arrepender das obras mortas é entender que independente do nosso esforço nunca poderíamos alcançar a Deus, mas Deus por sua graça nos alcançou por meio de Jesus Cristo que morreu em uma cruz para nos mostrar o quanto estávamos afastado de Deus e o quanto nosso pecado era grande”.

Mas se existe obras mortas, também existe obra viva?

Para esclarecer de uma vez por todas o que é obra morta: obras mortas são todas nossas práticas ou pensamentos que nos levam a acreditar que poderíamos através do nosso esforço alcançar qualquer benefício ou benção de Deus, quando na verdade devíamos confiar em Deus e entender que o que Ele fez foi feito pela vontade soberana Dele e mediante sua graça que somos salvos e recebemos as bençãos de Deus em nossas vidas.
No evangelho de João no capitulo 6 vemos algumas pessoas perguntando a Jesus qual seria a obra de Deus, essa obra de Deus é antônimo das obras mortas, pois as combate por nos mostrar que o que Deus espera de nós em sua obra é apenas que creiamos Nele e na obra que Ele fez em primeiro lugar.

Jesus lhes asseverou: “A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por Ele foi enviado.” João 6.29

Mas o que é arrependimento?

Significado de Arrependimento de acordo com o dicionário.
substantivo masculino
Ação ou efeito de arrepender-se. Remorso ou mágoa por se ter cometido um mal; contrição: era o arrependimento por ter cometido aquele crime que o atormentava. Ação de mudar de opinião ou de comportamento em relação ao que já aconteceu: o arrependimento de não ter viajado.

Então podemos ver que o dicionário nos aponta o ato de nos arrepender pautado nas vertentes “o que eu fiz que eu não deveria fazer e por isso me arrependo” ou “o que não fiz que deveria ter feito e por isso me arrependo”. Mas as escrituras elevam esse pensamento que arrependimento não é apenas um sentimento, mas sim uma mudança de realidade e vida.
Na bíblia vemos dois termos usados para dar entendimento sobre a palavra arrependimento. No hebraico o termo é “T’shuva” e no grego “metanoia”
No termo grego do novo testamento a palavra metanoia significa literalmente mudança de pensamento. É como se você reconhecesse todos seus erros e voltasse para um outro pensamento assim vivendo uma nova vida (conforme vemos em Romanos 12 vs 1 e 2).
Já o termo hebraico t’shuva significa literalmente voltar a essência ou voltar a origem. É como se você voltasse ao propósito inicial da criação e se tornasse novamente como Adão.
Análise agora mediante a obra do Espirito Santo, a partir do momento que você reconhece seus pecados e falhas, não como ser humano individual apenas, mas como humanidade e reconhece que de você nada de bom poderia vir em decorrência da sua degeneração e pecado, logo você tem uma mudança de mente que te leva a crer que somente através do sacrifício de Jesus na cruz você poderia novamente ter comunhão com Deus e exercer seu propósito inicial de cultivar e guardar a terra (Gn 2.15). Sendo assim o arrependimento das obras mortas te reconecta novamente com Deus através de Jesus e você entende que isso não partiu de você, mas partiu pela própria vontade de Deus.
Mas qual a importância do arrependimento?
A partir desse ponto começarei a mostrar através de alguns breves versículos a importância e o significado de se arrepender: 
O arrependimento é o que nos faz reconhecer que necessitamos de Deus em nossas vidas, o arrependimento nos revela o Reino de Deus, o arrependimento sara a nossa terra.
Outra coisa importante que a ordenança de Cristo sobre aqueles que perdem o primeiro amor não é para voltar ao amor através do trabalho, é se arrepender.

Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galileia, proclamando as boas-novas de Deus. “O tempo é chegado”, dizia ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas-novas!”
Marcos 1:14‭-‬15‬‬

se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.
2 Crônicas 7:14

Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele.
Apocalipse 2:5

“Felizes os que lavam as suas vestes, e assim têm direito à árvore da vida e podem entrar na cidade pelas portas.
Apocalipse 22:14





Ouça essa mensagem em nosso podcast:
https://open.spotify.com/episode/6lj9SnxXnRA0lf9XmAjZSC?si=5y4I5Qg8RxClf4gCxGziwQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário