quarta-feira, 1 de abril de 2020

Onde estão os sacerdotes de Deus


Jesus, o homem mais notável de toda história, o Filho unigênito de Deus; O próprio Verbo da Verdade encarnado quando habitou entre os homens revelou uma verdade poderosa para nossos dias: o humano pode ser aperfeiçoado pelo divino; Mas o que isso tem a nos dizer para nossos dias?Com essa leitura quero trazer algumas revelações da parte do Senhor para você e o principal foco desse escrito é te fazer entender que o Reino e o Sacerdócio é para você, para mim para todos que creem em Jesus.

“Oro para que se levantem nesses dias homens e mulheres que amam a Jesus mais que a própria vida e que vivem para fazer real o Reino na Terra, que a oração ‘que seja feita a Tua vontade na Terra como é nos céus’ seja uma verdade em nossas vidas, ao ponto de que quando vivermos manifestemos a glória do Pai, como seus filhos, seus servos e sacerdotes, em Teu nome, ó Jesus, eu oro e escrevo para teus filhos, meus irmãos. Amém!”

O que é sacerdócio?

Quando falamos em sacerdócio podemos pensar que isso se refere a pastores, padres ou líderes religiosos; afinal fomos ensinados que sacerdotes são aqueles homens que servem diante de Deus como seus arautos e que levam o povo até a Deus através de seus rituais.
Acontece que nós não poderíamos estar mais enganados se essa for realmente nossa visão sobre sacerdócio.

Historicamente os sacerdotes que foram escolhidos por Deus no Antigo Testamento eram aqueles que serviam diante do altar, oferecendo a Deus sacrifícios e cuidando do templo e do povo, esses sacerdotes foram escolhidos pelo próprio Deus como seus servos quando no relato do bezerro de ouro somente os levitas (isso é, os descendentes da tribo de Levi, filho de Israel) se mantiveram fiéis ao Senhor sem se curvar ao bezerro construído por Arão e pelo povo (Êxodo 32). Neste relato a bíblia nos mostra que esses homens se mantiveram tão apegados as palavras do Senhor que se levantaram contra seus próprios irmãos e compatriotas e os mataram a fio da espada de acordo com as instruções de Moises (Ex 32.26), com isso já podemos ver a responsabilidade de um sacerdote, ainda que custe sua própria família, seu próprio povo, ainda assim um sacerdote sempre irá preferir as palavras do Senhor. Enfim, ainda que diversas vezes esses homens tenham permanecido fieis diante do Senhor houve uma mudança no sacerdócio quando um sacerdote muito superior veio habitar entre os homens, um sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, aquele que foi encontrado sem mácula e pecado diante de Deus e os homens, o mais perfeito homem, Jesus (Hb 7).

Quando Cristo vem a terra Ele traz consigo uma nova ordem sacerdotal, apesar de terem sido fieis ao Senhor os levitas estavam sujeitos a falhas e pecados sendo limitados, afinal por isso o sumo sacerdote ministrava ano após ano sacrifícios por seus pecados e os pecados do povo através da morte de animais (Hb 9). Mas quando veio o Filho e Sumo Sacerdote Jesus não foi oferecido sacrifícios de animais, mas do seu próprio corpo que foi moído e rasgado por nós e diferente da antiga lei que levava o povo a sacrificar ano após ano sacrifícios por seus pecados, a nova lei fez um sacrifício único e perfeito, nos trazendo perdão e comprando para Deus nossos corpos e vidas, tirando de nós todas as amarras do pecado e fazendo de nós seu reino de sacerdotes que reinarão sobre essa Terra (Ap 5.8-10).

Quem são os sacerdotes?

É precioso pensar que mesmo Deus tendo-nos criado houve uma compra de nossas vidas por Deus e a moeda para essa aquisição não foi o real ou o dólar, mas sim o sangue de Jesus, que nos resgatou e nos tornou Seu por direito.

Agora pare para pensar, Jesus não escolheu alguns para serem comprados. Não é como se Jesus estivesse passando por uma feira e selecionando somente os bons para serem seus sacerdotes, mas o sacrifício e resgate foram para todos os homens e para todos aqueles que em Jesus creem sejam salvos e tenham a vida eterna (Jo 3.16; Tt 2.11). Sendo assim Jesus não comprou somente os que mereciam, mas até mesmo os piores dos homens, até mesmo eu e você; dá para acreditar nisso? Essa graça excede todo pensamento humano.
Atualmente aquele sacerdócio levítico foi mudado por ser limitado, pois um superior foi promulgado por Deus, os sacerdotes segundo a ordem de Melquisedeque; mas quem é esse Melquisedeque? (Hb 7)
Melquisedeque foi o rei e sacerdote que recolheu o dízimo de Abraão quando este venceu os cinco reis e libertou seu sobrinho Ló (Gn 14.17-20). Sem genealogia, sem princípio ou fim dos dias esse Melquisedeque representa o próprio Cristo, afinal Melquisedeque significa “rei de justiça” e este governava sobre Salem, que significa paz. Então esse homem era um rei de justiça e rei de paz sendo também um sacerdote do Deus Altíssimo. Agora pense quem é esse Melquisedeque a quem o próprio pai da fé, Abraão, entregou seu dízimo.

De acordo com a leitura de Hebreus o autor nos propõe que Jesus é o sumo sacerdote segundo essa nova ordem, mas pense comigo, se no sacerdócio levítico havia um sumo sacerdote e diversos sacerdotes que serviam diante do templo em diferentes funções; quem passou a ser esses sacerdotes após essa mudança de sacerdócio onde Jesus é o sumo sacerdote? Se você respondeu que somos nós como Igreja do Senhor você entendeu!

O sacerdócio deixou de ser tribal e se tornou universal, agora homens e mulheres, escravos e livres, negros ou brancos, todos podem ser sacerdotes diante do Senhor, todos podem oferecer diante de Deus sacrifícios de louvor e adoração, todos podem comer da mesa do banquete do Cordeiro, todos aqueles que se achegam ao Sumo Sacerdote se tornam seus sacerdotes.

Você crê em Jesus, então parabéns, você é um sacerdote do Senhor (Ex 19.6; 1Pe 2.9; Ap 1.6; Ap 5.10).

Mas o que significa ser um sacerdote?

Então, agora que te despertei para essa realidade gostaria de te matar. Calma, vou te explicar!

Lembra que escrevi que os sacerdotes levíticos para demonstrarem seguir a Deus abandonaram suas próprias famílias para oferecer sacrifícios e manter-se fiéis ao Senhor? Pois é, isso significa que para você ser um sacerdote diante do Senhor não é apenas falar que crê em Cristo (entenda que quando você crê em Jesus você é salvo e você começa a entrar nessa nova realidade do seu reinado e sacerdócio, mas para ser um sacerdote e viver o Reino você precisa dar um passo além), ser um sacerdote é se tornar escravo dAquele que te libertou, abandonando suas vontades para fazer a vontade de Deus, abandonando seu sucesso para dar glória a Deus, abrindo mão dos seus sonhos para viver o propósito eterno do Senhor.

Ser um sacerdote implica ofertar diante do Senhor dia após dia sua vida como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm 12.1-2).

Se antes os animais eram mortos no altar para serem queimados, hoje somos queimados vivos pelo fogo de Deus até que sejamos aperfeiçoados por quem Jesus é e nos tornemos a imagem do Filho Unigênito de Deus.

Viva seu sacerdócio real

Sabe, Jesus não nos fez apenas um sacerdote, mas reis que reinarão sobre a Terra.

Algumas pessoas falam que esse reinar é somente no céu, mas pense comigo, no céu vai haver apenas um Rei e tudo será perfeito (Ap 21), mas o apóstolo Paulo nos fala que toda a criação geme e aguarda a manifestação dos filhos de Deus no tempo presente, isso mesmo, eu e você (Rm 8.19-22).

Acredito que Deus não fez tudo isso apenas para irmos para o céu, mas para trazer o Reino dos Céus sobre a Terra.

Não se trata mais de viver uma vida, mas de manifestar a Cristo e seu governo sobre e onde vivemos, afinal reino significa governo, mas governo de quem? – De Jesus sobre toda a Terra.

Seja na sua escola, na sua família, no seu bairro ou na sua cidade; todos aguardam a sua manifestação como filho. Não é só seu pastor que deve orar e pregar pelas pessoas, é você também; não é apenas o missionário que tem que sofrer pela causa do evangelho, é você também; não é apenas o diácono ou presbítero que deve cuidar da igreja, é você também.

Conheço diversos irmãos que desejam ver o Reino de Deus sobre a Terra, até mesmo serem missionários no campo, mas em sua vida cotidiana vivem apenas por viver, muitas das vezes não sendo relevantes nem em suas próprias casas, minha pergunta é, se uma pessoa não consegue ser relevante em sua vida cotidiana qual intuito dessa pessoa em ir ao campo missionário? Pois da mesma forma que essa pessoa não manifesta nada em seu viver diário, assim não manifestaria nada diante daqueles que não conhecem a Jesus. Abrindo um parêntese a esse livreto queria dar um conselho prático para aqueles que sentem seus corações queimando por missões: você deseja ser um missionário? Seja um missionário na sua casa, com a sua família. Conseguiu ser relevante na sua casa? Agora seja um missionário com seus amigos. Conseguiu ser relevante entre eles? Agora seja um missionário na sua igreja. Conseguiu ser relevante lá? Agora seja um missionário no seu trabalho/escola. Conseguiu ser relevante lá? Agora seja um missionário no seu bairro. Conseguiu ser relevante lá? Agora seja um missionário na sua cidade. Conseguiu ser relevante lá? Agora seja um missionário onde quer que Deus te levar, um missionário faz no campo aquilo que ele faz em casa, você não precisa ir para ser, você precisa ser para ir.
Chegou o tempo que o diabo não pode mais nos enganar fazendo-nos pensar que ser crente é apenas ir na igreja, ser crente em Jesus é mais que ir na igreja, é se tornar a Igreja viva de Deus sobre a Terra.

Pense comigo, quando Jesus como homem habitava na Terra Ele representava a imagem visível e corpo físico do Deus invisível (Cl 1.15), afinal as pessoas que viam os milagres e eram salvas eram salvas porque Jesus realizava essas coisas e pregava a eles. Agora que Cristo foi elevado as alturas nós como Igreja somos a imagem do Cristo invisível e seu corpo físico sobre a Terra (Cl 1.24; Ef 4.4; 1Co 12.12,27; Rm 12.4-5), pois as pessoas não são salvas por ouvirem Jesus pregando pra elas, mas por ouvir nossa pregação a respeito de Jesus e o evangelho.

Entenda uma coisa definitivamente, o que Jesus tinha que fazer para salvar a todos Ele já fez, agora cabe a nós pregarmos e anunciarmos as suas palavras para que todos O conheçam.

Sendo assim se levante empoderado como parte da Igreja do Senhor e anuncie a todos quem Jesus é, oferecendo diante de Deus e homens seus sacrifícios de louvor e adoração que nada mais é que sua vida, levando pessoas ao entendimento de que elas também podem se achegar a Jesus, pois Ele foi quem abriu o caminho para o Pai onde todos podemos ir necessitando apenas crer na salvação através do Filho de Deus, isto é, Jesus.

Para encerrar esse pequeno escrito gostaria de te incentivar a não deixar essa chama apagar, se você crê nessa mensagem e deseja ser um sacerdote que manifesta o governo de Jesus sobre a Terra procure aqueles que queimam nesse propósito também. Não caminhe sozinho, afinal no templo existiam diversas pessoas que realizavam diversas funções, mas todos exerciam seu sacerdócio juntos, assim como hoje você é corpo de Cristo, mas não sendo sozinho, mas em unidade com seus irmãos. Por isso te incentivo a buscar em Deus uma família que junto com você busca o conhecimento de quem Jesus é, lembre-se que se você recebe algo e não compartilha com seu próximo é como se não tivesse recebido nada!

Por isso vá, exerça seu sacerdócio, compartilhe e viva Jesus.





Se você deseja baixar esse estudo em forma de e-book acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário