terça-feira, 21 de março de 2017

O zelo que consome

Há algo que me chama muito a atenção nas escrituras, as profecias, principalmente quando se trata do Cristo. Nas profecias sabemos a visão de Deus sobre o passado, presente e futuro do povo. As profecias vão de promessas a maldição, de bênçãos a castigos, mas uma coisa é certa as profecias tratam do caráter de Deus e o amor ao seu povo.
Nas profecias há uma coisa que me chama mais atenção ainda, é quando profetas que viveram mais de seiscentos anos antes da vinda de Jesus profetizavam sobre a vinda dEle.
Quando vejo profecias como a de Isaías 53 não consigo ver outra coisa a não ser Jesus descrito em perfeição no momento de sua crucificação, e os próprios discípulos também viam essa profecia se cumprir nEle quando operava sinais e maravilhas (Mt. 8:14), mas o que me encanta é uma outra profecia que os discípulos de Jesus reconheceram que O Messias estava no meio deles e essa passagem se encontra em João 2, versículo 17, que diz:
“Então seus discípulos lembraram-se do que foi escrito: “O zelo pela tua Casa me consumirá.”
É impressionante como o zelo pela casa de Deus e curas são colocadas no mesmo patamar.
Gosto de imaginar essa passagem de Jesus entrando no templo e expulsando o comercio de lá de uma forma mais pessoal, imaginando que Ele faz o mesmo em minha vida, tirando com violência aquilo que é comercio, soberba, orgulho, para que só reste uma casa de oração e adoração.
Porém o que quero dizer é com esse texto é: a forma que os discípulos reconheceram a Jesus através das escrituras foi através de seu zelo, e agora lhe pergunto: as pessoas tem reconhecido Cristo através do seu zelo pela casa de Deus?
Vou trazer duas breves aplicações dessa passagem em nossas vidas, primeiro: se somos templo de Deus, temos cuidado deste templo?
Vejo muitos cristãos sedentários, que afirmam: o exercício físico tem pouco proveito, ou, sou um ser espiritual não preciso me preocupar com o físico.
Ok, concordo com tais afirmações, porém no momento que cristãos como esses me pedem orações quando estão com problemas de saúde penso: será que é satanás que trouxe essa doença sobre essa pessoa, ou é apenas descaso com o corpo.
Se somos templo de Deus, nada mais justo que cuidarmos desse corpo, gosto muito do exemplo de John Wesley que todos os dias caminhava por seu quarteirão como exercício e aproveitava esses momentos para evangelizar seus vizinhos.
E a outra aplicação é a seguinte: se cremos que quando estamos reunidos como igreja o templo que nos encontramos é casa de Deus, será que temos cuidado desse templo?
Vejo muito zelo em algumas igrejas com seus templos, vejo igrejas que terceirizam faxineiras que exercem um excelente trabalho e são remuneradas por tal trabalho, mas sabe o que é interessante? Um levita não é apenas aquele que canta ou toca na igreja, um levita também é aquele responsável pela manutenção do templo.
Algo que realmente me desagrada nos dias de hoje é como as pessoas conseguem apenas ir na igreja, sentar no banco e arrumar defeito em tudo, mas a pergunta que faço é a seguinte: quantas vezes essas pessoas saíram de suas casas e varreram o chão da igreja?
Acho que com esse texto o que quis dizer foi o seguinte, tudo que fazemos para o Senhor, necessitamos fazer com zelo, cuidado, carinho, temos que fazer o melhor. Já dizia algum pensador moderno: “faça o melhor, com aquilo que tem de melhor”. Reconheço que às vezes não temos uma grande condição para fazer algo espetaculoso, mas muitas vezes com gestos simples, como cuidar de nossa saúde vai fazer pessoas reconhecerem a Cristo em nossas vidas.


E com isso te encorajo, vá, faça aquilo que puder com zelo e mostre Jesus ao mundo, deixe brilhar sua luz.

Por: Antônio Marcos dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário