terça-feira, 28 de março de 2017

À igreja em Esmirna

Esmirna era uma cidade costeira, ao norte de Éfeso, no continente da Ásia Menor e hoje é uma das principais, se não a principal cidade Turca, atualmente chamada de Izmir, só por sua localização já podemos imaginar que se tratava de uma cidade pagã, mas esse não era o maior problema enfrentado pela comunidade cristã em Esmirna. Com a conquista do Oriente pelos romanos se expandiu nessa cidade o judaísmo, e daí surgiu à igreja de Cristo nessa cidade após a perseguição a igreja em Jerusalém pelos judeus, onde os cristãos foram dispersos entre as cidades próximas (At. 8:1).
Com uma grande comunidade judaica nessa cidade iremos deparar com o problema que a igreja em Esmirna enfrentou logo, logo. Mas antes preciso frisar a forma que Cristo se apresenta a esta igreja afirmando ser o primeiro e último, que esteve morto, mas tornou a viver, isto revela o quanto Cristo se importava com aquela igreja perseguida, que vivia no meio de “judeus” que de uma forma ou de outra queria fazer essa igreja negar a morte e ressurreição de Cristo. Jesus testemunha acerca desses judeus como sinagoga de Satanás, falsos judeus, pois um verdadeiro judeu é aquele que descende de Abraão e de sua fé (Jo. 8:39).
A carta a esta igreja é mais que um incentivo a se manterem firmes, pois o próprio Jesus vai falar das tribulações e coisas que aquela igreja iria de sofrer por causa da fé em Jesus, Jesus continua dizendo que alguns seriam presos e colocados à prova, uma tribulação que duraria dez dias, um simbolismo usado para determinar um curto período de tempo, porém, apesar dessas perseguições vem a primeira promessa de Cristo para aquela igreja: sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida, seguida da formula para o sucesso: “quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz as igrejas” e finalizando com uma promessa linda para aquela igreja: o vencedor de modo algum sofrerá o dano da segunda morte. Ainda que aquelas pessoas daquela igreja morressem a promessa pra elas era que de forma alguma elas iriam permanecer mortas, mas iriam viver com Cristo em Seu reino.


Se você se encontra em uma situação como a desta igreja, se mantenha firme, não negue sua fé, seja em uma perseguição como aquela igreja sofria ou seja na sua roda de amigos que o desprezam por sua fé, não negue aquele que o chamou, há uma promessa linda para nós, por isso cabe a nós anunciarmos a esse Jesus, que morreu, mas hoje vive a todas as nações, sem nos importar com a situação, problemas, perseguições, pois nosso Deus é maior que isso tudo. Sê fiel até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário